Santana do Matos é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Norte localizado na microrregião da Serra de Santana. De acordo com o Censo de 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município conta com uma população de 12.954 habitantes, dos quais 6.905 vivem no meio rural. O município é o 3º maior do estado possuindo uma área territorial de 1.420 km².
Ainda segundo o mesmo Censo de 2018 o município consta em sua população religiosa 0,8% de cristãos protestantes em todo território local.
GEOGRAFIA
Santana do Matos está localizada em pleno Sertão Central Potiguar possuindo clima semiárido. A vegetação predominantemente arbustiva, típica da Caatinga, é composta por elementos caducifólios - que perdem suas folhas no período da seca, salvo as Algarobas que permanecem verdes em meio à paisagem acinzentada.
Todos os rios do Município são intermitentes, ou seja, secam durante os períodos de estiagem mais severos. A má distribuição do regime de chuvas e o solo em sua maior parte pedregoso não permitem o desenvolvimento da agricultura e da pecuária extensivas, somente familiar e/ou de subsistência. Santana do Matos também é conhecida como "Coração do Rio Grande do Norte", pois é nela que está o ponto exato que determina o centro do estado.
LOCAL DE PLANTAÇÃO DA BASE MISSIONÁRIA
(Comunidade Coroas Limpas)
Coroas Limpas é uma comunidade central de destino a outras muitas comunidades na região, além de ser uma comunidade muito carente financeiramente e espiritualmente falando.
Total de endereços encontrados: 95
Domicílios particulares: 59
Estabelecimentos agropecuários: 23
Estabelecimentos de ensino: 1 (Fechado)
Estabelecimentos de outras finalidades (comercial, religioso, outros): 10
Edificações em construção: 1
Quantidade estimada de moradores nesse logradouro: 214
Rendimento médio estimado de moradores nesse logradouro: R$ 89,97
OUTRAS COMUNIDADES A SEREM ALCANÇADAS
Varzinha, Sitio glória, carrapateira, Pinturas e Caçara